Governo apoia 28 projectos de turismo com 20 milhões - TVI

Governo apoia 28 projectos de turismo com 20 milhões

Crise no turismo rural

O Instituto do Turismo de Portugal (ITP) atribuiu financiamentos de 20 milhões de euros a 28 projectos na área do turismo.

Relacionados
Os projectos, que se inserem no âmbito do Sistema de Incentivos a Produtos Turísticos de Vocação Estratégica (SIVETUR), foram aprovados na primeira fase de candidaturas de 2005 e representam um investimento de 40 milhões de euros nas áreas de Turismo da Natureza, Turismo Sustentável, Animação Turística e Recuperação ou Adaptação de Património Classificado.

Numa conferência de imprensa em que Luis Patrão apareceu, pela primeira vez, oficialmente como presidente do instituto, foi anunciado que o SIVETUR contemplou já, em termos acumulados, 251 projectos, num incentivo global de 250 milhões de euros e correspondentes a um volume de investimento superior a 600 milhões. Os empreendimentos permitiram criar mais de 2 mil postos de trabalho.

No que se refere à distribuição geográfica, e considerando apenas a fase de 2005, Faro é o distrito com maior número de projectos (sete), seguindo-se Bragança (quatro), Setúbal, Castelo Branco e Viana do Castelo (três cada), Viseu, Vila Real e Beja (com dois cada) e Coimbra e Portalegre (com um cada).

Viseu e Faro lideram incentivos

Viseu recebe o maior incentivo (5,5 milhões de euros), destinado à construção de Docas de Recreio em Mortágua e de um hotel de cinco estrelas em Penalva do Castelo.

Em Faro, onde o incentivo distribuído foi superior a 4,9 milhões, vão ser contempladas diversas valências, nomeadamente investimentos em Embarcações, Casa de Campo, Agroturismo, Campos de Golfe e Casas da Natureza-Retiro, entre outros.

Os projectos do distrito de Bragança destinam-se à criação de duas Casas de Campo, ao Turismo Rural e à abertura de um restaurante.

Vila Real vai aplicar o incentivo de 3,5 milhões de euros num hotel de quatro estrelas em Mondim de Basto e num hotel rural em Chaves.

No que se refere a Setúbal, Alcácer do Sal passa a contar com projectos ligados às actividades náuticas e Embarcações. Em Santiago do Cacém, o projecto contemplado é um hotel de quatro estrelas. O incentivo total é de 1,8 milhões de euros.

A região do Alentejo privilegiou o Turismo Rural com duas unidades em Beja e uma em Portalegre.
Continue a ler esta notícia

Relacionados