Governo mantém meta de défice de 2006 após bater meta em 2005 - TVI

Governo mantém meta de défice de 2006 após bater meta em 2005

Teixeira dos Santos - Ministro de Estado e das Finanças

O Governo mantém a meta de défice para este ano, que é de 4,6% do PIB, isto apesar de, provavelmente, em 2005 ter conseguido diminuir mais o buraco das contas públicas do que se previa, disse o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos numa conferência para apresentar o sistema de alertas introduzido na declaração electrónica de IRS.

Relacionados
Os dados já disponíveis, relativos ao défice do subsector Estado, de muitas autarquias e fundos autónomos, Serviço Nacional de Saúde e Segurança Social, apontam para um défice menor do que o previsto no ano passado. A meta era baixá-lo dos 6,7% estimados quando foi avaliado pela Comissão Constâncio para os 6%, mas os números apontam para um valor menor. Vozes críticas, nomeadamente dos partidos da oposição e o ex-ministro das Finanças de Santana Lopes, Bagão Félix, acusaram o Governo de ter sido demasiado conservador e colocaram em causa o alegado «pessimismo» do relatório da Comissão.

O ministro das Finanças respondeu à altura aos críticos, dizendo que «a meta foi estabelecida com base num estudo de elevada competência técnica e isento, que merece toda a confiança. O Governo tomou as medidas que considerou indispensáveis à prossecução desta meta».

«As críticas de quem deixou o País nessa situação, demonstra nervosismo pelo sucesso das nossas medidas, que quer louros das vitórias para as quais não contribuíram», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados