Investir pela Internet permite poupar até 150 euros anuais - TVI

Investir pela Internet permite poupar até 150 euros anuais

Investir onde?

Comissões comprometem bons negócios

Relacionados
Comprar e vender acções está ao alcance de todos, mas a falta de clareza de alguns preçários e as elevadas comissões por transferência e guarda de títulos podem tornar este negócio menos rentável. De acordo com a «DECO/Proteste», investir pela Internet é mais barato do que ao balcão e um pequeno investidor pode poupar cerca de 150 euros anuais se optar pelas transacções on-line.

A revista «Dinheiro e Direitos» da associação de defesa ao consumidor enviou questionários a todos os intermediários financeiros habilitados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a executar ordens de bolsa por conta de outrem para comparar as condições e os custos impostos a quem quer investir. Foram ainda visitados 21 sites para averiguar o preço dos serviços on-line.

Apesar da poupança conseguida com as transacções pela Internet, a DECO sublinha que deve estar atento ao escolher o serviço de corretagem: «Nem todos os intermediários disponibilizam, na sua página, o preçário completo, o que dificulta a comparação de preços. Por vezes, não é claro se estes incluem a taxa de bolsa ou o possível fraccionamento das ordens», denuncia.

A associação alerta ainda que as comissões pela guarda de títulos são muito pesadas e podem comprometer a rentabilidade da carteira dos investidores, sobretudo se estes negoceiam em mercados estrangeiros. A comissão pela guarda de títulos pode ultrapassar os 300 euros anuais, numa carteira de acções estrangeiras.

Para que simule o serviço de corretagem mais barato para o seu perfil, a DECO disponibiliza um site. Aí poderá ainda consultar informação financeira sobre 149 títulos de 14 mercados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados