IRS: vamos descontar menos do ordenado já este mês - TVI

IRS: vamos descontar menos do ordenado já este mês

contas

Mais dinheiro ao fim do mês implica menor reembolso ao fim de um ano

Relacionados
Os portugueses vão pagar menos IRS no final de cada mês. De acordo com as novas tabelas de retenção na fonte, publicadas quarta-feira em Diário da República, a retenção de IRS vai baixar, o que significa que, no final de cada mês, os portugueses vão receber mais dinheiro.

De acordo com as mesmas tabelas, os níveis de remuneração são actualizados em 3,8% e as taxas de retenção sofrem uma redução média de 0,5 pontos percentuais.

Habitação ajuda a pagar menos IRS

Como aumentar o reembolso de IRS

IRS: quando a generosidade compensa

Simulações feitas pela consultora PricewaterhouseCoopers (PwC) revelam que a actualização dos escalões de rendimento e das taxas de retenção deverão levar a que o imposto retido mensalmente seja menor e, consequentemente, farão com que os acertos a fazer com o Fisco no final de cada ano, sejam menores.

Ou seja, como receberão mais dinheiro no final de cada mês, os contribuintes receberão provavelmente reembolsos menores ou pagarão mais imposto na altura dos acertos. Obviamente, as situações vão variar consoante os rendimentos e as deduções e benefícios fiscais.

A política do Governo, de reduzir a retenção na fonte, não é nova. O Governo iniciou esta tendência há já três anos, tentando assim fazer com que o imposto retido fique cada vez mais próximo do valor que o contribuinte tem efectivamente a pagar, em vez de cobrar a mais ao longo dos meses, retendo o dinheiro, para devolver apenas no final do ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados