Julho foi dos melhores dos últimos anos na venda de carros - TVI

Julho foi dos melhores dos últimos anos na venda de carros

Carros

Impacto da alteração da fiscalidade automóvel ainda se faz sentir

Relacionados
O número de veículos ligeiros comercializados em Portugal no passado mês de Julho ascendeu a 26.335, o que representou um ligeiro decréscimo de 0,3% quando comparado com o mês homólogo do ano anterior. Em termos acumulados, no período de Janeiro a Julho de 2008, foram vendidos em Portugal 169.358 veículos ligeiros, o que corresponde a um decréscimo de 3%.

Ainda assim, os números não são tão maus como parecem. «Apesar de se ter verificado um ligeiro decréscimo homólogo do mercado de ligeiros em Julho do corrente ano, o valor agora registado pode ser considerado favorável tendo em conta os níveis de vendas observados nos últimos anos. Comparando apenas as vendas no mês de Julho de cada ano, o mercado registou um dos melhores níveis dos últimos 5 anos», refere a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em comunicado.

Importa, ainda, assinalar que o mês de Julho de 2008 teve mais 1 dia útil que o mês homólogo de 2007 e que as vendas neste mês poderão, eventualmente, ter beneficiado do efeito da redução da taxa normal do IVA no passado dia 1 de Julho.

Comerciais cresceram 24% em Julho mas caem 25% no acumulado do ano

Os dados da associação mostram que a queda só não foi maior porque as vendas de comerciais ligeiros registou um autêntico disparo.

O mercado de automóveis ligeiros de passageiros registou um decréscimo de 4,4% relativamente a igual mês do ano anterior, tendo sido vendidos 21.559 automóveis. «Esta queda, deverá, no entanto, ser relativizada, tendo em conta o forte acréscimo do mercado em Julho de 2007, na sequência da entrada em vigor da reforma fiscal», refere a ACAP.

No período de Janeiro a Julho de 2008 foram vendidos em Portugal 135.975 automóveis ligeiros de passageiros, o que corresponde a um aumento de 4,5% face ao período homólogo do ano anterior.

Quanto ao mercado de veículos comerciais ligeiros, verificou-se, em Julho do corrente ano, um forte acréscimo de 24,1% em relação a 2007, tendo sido vendidos 4.776 veículos.

«Este crescimento do mercado vem na sequência de um forte decréscimo observado no passado mês de Junho, estando ambos associados, essencialmente, à alteração da sazonalidade no ano de 2007 decorrente da reforma da fiscalidade automóvel, que provocou um forte decréscimo das vendas em Julho de 2007, devido ao aumento da carga fiscal, neste segmento, com a entrada em vigor do I.S.V.», explica.

No período de Janeiro a Julho de 2008, verificou-se uma queda nas vendas de 25% face a igual período do ano anterior, o que corresponde a um total de 33.383 unidades comercializadas.

Pesados a crescer

Quanto ao mercado de veículos pesados, em Julho de 2008 foram vendidos no nosso país 534 unidades, o que corresponde a um acréscimo de 9,7% face ao mês homólogo do ano anterior.

No que diz respeito às vendas realizadas no período de Janeiro a Julho de 2008, as mesmas atingiram 4.033 unidades. Verificou-se, assim, um aumento relativamente ao período homólogo do ano anterior, de 11,4%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados