MIT prepara estudo sobre novo aeroporto português - TVI

MIT prepara estudo sobre novo aeroporto português

Mário Lino

O estudo sobre um novo aeroporto na região de Lisboa, que o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) está a realizar, «não é um relatório científico».

Relacionados
O relatório «não foi encomendado», garantiu hoje fonte do Ministério das Obras Públicas à «Lusa».

A mesma fonte oficial do Ministério tutelado por Mário Lino disse que o estudo está a ser realizado «ao abrigo do acordo assinado entre o Governo e o instituto norte-americano e que envolve parcerias nas áreas da engenharia e dos transportes», tratando-se apenas de «um projecto de investigação de universitários».

«Não é um estudo encomendado, não é um relatório científico. Trata-se de um projecto de investigação, uma coisa teórica», explicou a mesma fonte.

O investigador do MIT Chris Zegras disse hoje, em entrevista à «Rádio Rrenascença», que o instituto norte-americano está a estudar, no âmbito de um programa de investigação assinado com o Governo português, a necessidade de um novo aeroporto internacional para a zona da Grande Lisboa.

O Governo português e o MIT assinaram a 11 de Outubro de 2006, no âmbito do Plano Tecnológico, um acordo de parceria para a área de gestão e engenharia, que envolve sete universidades portuguesas.

O programa MIT-Portugal envolve centros de investigação, docentes, investigadores e alunos na forma de consórcios entre escolas de engenharia, faculdades de ciências e tecnologia e escolas de economia e gestão em sete universidades portuguesas, incluindo empresas, laboratórios associados e estatais.

A localização do novo aeroporto de Lisboa deverá ser conhecida a 12 de Dezembro, quando o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) apresentar as conclusões do estudo comparativo que está a fazer sobre as duas opções de localização para a construção da nova infra-estrutura: Ota e Alcochete.
Continue a ler esta notícia

Relacionados