Negócio da Sonae Indústria no exterior cai no 1º semestre - TVI

Negócio da Sonae Indústria no exterior cai no 1º semestre

sonae

Volume de negócios no resto do mundo atingiu os 175 milhões

Relacionados
O volume de negócios da Sonae Sierra na Península Ibérica diminuiu 16%, nos primeiros seis meses do ano, quando comparado com o primeiro semestre de 2007.

«Espanha está a enfrentar uma desaceleração da conjuntura económica com grande crescimento do desemprego e diminuição da procura interna», refere a empresa liderada por Carlos Bianchi de Aguiar.

A empresa reconhece também que está a ser afectada pela situação económica negativa que se assiste em França. «A confiança dos consumidores tem vindo a diminuir e as construções iniciadas caíram 20% no primeiro semestre face ao período homólogo de 2007».

«Os volumes vendidos no segundo trimestre sofreram um decréscimo de 17% quando comparando com o 1º trimestre do ano. Por isso, decidimos efectuar paragens de produção para manter o nível de stocks, o que implicou uma diminuição da capacidade de utilização no 2º trimestre 2008 para 65%. Consequentemente, não foi possível a diluição de custos fixos o que afectou negativamente as nossas margens de EBITDA recorrente», esclarece.

Já o volume de negócios da Europa Central diminuiu 12% para 546 milhões de euros, enquanto no resto do mundo atingiu os 175 milhões de euros, o que representa um aumento de 4% face a igual período do ano passado. Esta subida, segundo a empresa, é proveniente do Brasil e do Canadá.

Recorde-se que, os lucros do 1º semestre caíram 86% para os 6 milhões de euros.

As acções da empresa encerraram inalteradas nos 2,71 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados