Novo aeroporto: minimizar impacto ambiental custa 150 milhões - TVI

Novo aeroporto: minimizar impacto ambiental custa 150 milhões

Alcochete

Naer diz que valor é provisório e que medidas ainda podem ser alteradas

Relacionados
Minimizar os impactos ambientais decorrentes da construção do novo aeroporto internacional de Lisboa pode custar 130 a 150 milhões de euros, concluiu a Naer - Novo Aeroporto.

O valor ainda não é definitivo e está dependente da apreciação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que pode acrescentar ou modificar as propostas.

A Naer apresentou esta terça-feira as principais conclusões do estudo de impacto ambiental, mas o documento só será conhecido na íntegra quando for enviado à APA, o que deverá acontecer em meados de Março.

Durante a apresentação o presidente executivo da Naer, Carlos Madeira, disse que «este trabalho pode vir a ser melhorado, aperfeiçoado. Não foi ainda entregue na APA e deve por isso ser tomado como um trabalho preliminar».

Reflorestação de sobreiros está entre as medidas de minimização

A reflorestação de sobreiros que serão afetados pela construção do novo aeroporto de Lisboa e a concretização de um plano de salvamento das espécies ameaçadas são algumas propostas de medidas de minimização ambiental.

A Naer, empresa responsável pelo projeto do novo aeroporto de Lisboa, que vai ser construído na zona do Campo de Tiro de Alcochete, apresentou, em Lisboa, as principais conclusões do Estudo de Impacto Ambiental e as medidas de minimização dos impactos, que será entregue em março na Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O Estudo de Impacto Ambiental, adjudicado ao consórcio liderado pela DHV, foi elaborado por uma equipa de 75 técnicos e incidiu sobre as componentes ecologia, hidrogeologia, hidrologia e águas superficiais, qualidade do ar, ambiente sonoro, uso do solo e ordenamento do território e aspetos socioeconómicos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados