Oferta de um milhão de empregos disponível em site na Internet - TVI

Oferta de um milhão de empregos disponível em site na Internet

Trabalhador (Arquivo)

A Comissão Europeia vai lançar um site na Internet, onde estará acessível uma oferta de um milhão de empregos, por todos os países membros. A iniciativa marca o início do Ano Europeu da Mobilidade Profissional.

Relacionados
A ideia é incentivar a mobilidade dos trabalhadores, não só em termos de diferentes tipos de actividade, mas também entre os Estados-membros. Para isso, este milhão de ofertas de emprego estará disponível no portal http://europa.eu.int/eures/home.jsplang=en, com tradução em todas as línguas dos 25, e acompanhada de 700 «conselheiros», que prestarão assistência aos interessados.

No espaço comunitário, a tendência dos trabalhadores para a mobilidade geográfica é muito baixa, destacando-se aqui pela negativa os trabalhadores portugueses, que são os que têm menos apetência para trabalhar fora do seu país de origem. Em todo o espaço comunitário, apenas 2% dos trabalhadores vive num Estado-membro que não o de origem. A percentagem tem-se mantido inalterada nas últimas três décadas, o que mostra que as novas gerações não estão a desviar esta tendência.

Segundo um estudo de Bruxelas, perto de 60% dos portugueses considera que uma mobilidade de longa distância é algo de positivo, mas menos de 30% estariam dispostos a procurar emprego fora de Portugal, em caso de ficarem desempregados.

Mas a mobilidade dos portugueses não é baixa apenas em termos geográficos. O mesmo estudo mostra que os nossos trabalhadores mudaram de emprego, em média, menos de três vezes ao longo da vida. É menos de metade de alguns casos na Europa.

A iniciativa do Ano Europeu da Mobilidade Profissional contará com um orçamento de 10 milhões de euros e passará por promover eventos como feiras de emprego.
Continue a ler esta notícia

Relacionados