ONU apela à doação de 15 milhões de euros para Timor-Leste - TVI

ONU apela à doação de 15 milhões de euros para Timor-Leste

milicias em timor

As Nações Unidas vão lançar um apelo de ajuda de emergência para reunir cerca de 15 milhões de euros para cobrir três meses de operações humanitárias em Timor-Leste, anunciou hoje um responsável da organização em Díli.

Relacionados
O coordenador da ajuda humanitária da ONU Fien Riske-Nielson, que falava no final da visita ao Colégio Salesiano D.Bosco, no bairro de Comoro, ocidente de Díli, onde se aglomeram mais de 13 mil pessoas, acrescentou que o apelo será lançado nos próximos dias em Nova Iorque.

Actualmente mais de 100 mil timorenses estão concentrados em dezenas de centros de acolhimento, sobretudo em instituições ligadas à Igreja Católica, na sequência da violência que irrompeu a partir do final de Abril na capital do país.

Fien Riske-Nielson, que visitou o Colégio D. Bosco acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, José Ramos-Horta, disse recear que o número de timorenses desalojados possa vir a aumentar nos próximos dias, sobretudo fora da capital.

«Tencionamos fazer uma nova avaliação nos próximos dias, porque temos informações segundo as quais o número de deslocados poderá mesmo aumentar», disse.

O coordenador da ajuda humanitária da ONU está esperançado numa «resposta positiva ao apelo» por parte dos países doadores, mas advertiu que a situação nos centros de acolhimento é «muito delicada e precária», com condições para o aparecimento de epidemias.

Na passada quarta-feira, o ministro da Saúde, Rui Araújo, alertou para as más condições nos referidos centros, considerando estarem criadas as condições para surtos diarreicos e uma epidemia de cólera.
Continue a ler esta notícia

Relacionados