OTA e TGV são compatíveis com rigor orçamental - TVI

OTA e TGV são compatíveis com rigor orçamental

Projecto emblemático deste Governo, o TGV em Portugal vai mesmo ser uma realidade

O primeiro-ministro garantiu hoje que o novo aeroporto da Ota e as ligações ferroviárias em alta velocidade são compatíveis com os esforços de rigor orçamental propostos para 2006.

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A proposta para o Orçamento de Estado entregue segunda-feira na Assembleia da República mantém como prioridades os estudos a desenvolver para o novo aeroporto e alta velocidade, embora não refira as verbas que lhe são destinadas.

«O Governo mantém a intenção de fazer um novo aeroporto e fazer o que deve fazer ao nível da alta velocidade porque o país não pode ficar fora dos projectos para a alta velocidade europeia nem prescindir de ter um aeroporto competitivo», justificou José Sócrates.

O chefe de Governo falava hoje no Porto à margem da cerimónia de inauguração da nova aerogare do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde se fez acompanhar do ministro dos Transportes, Mário Lino, e dos secretários de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

A nova infra-estrutura visa duplicar, em 10 anos, a capacidade actual para seis milhões de passageiros por ano.

O primeiro-ministro considerou os investimentos realizados no aeroporto do Porto como «um grande passo» para revolucionar a economia da região no norte do país.

«É um sinal de aposta e confiança no dinamismo da nossa economia nortenha», defendeu Sócrates, referindo que o desafio agora é concretizar nos próximos tempos «aqueles números que foram pensados em função de mercadorias e passageiros».

As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, orçadas em cerca de 300 milhões de euros, começaram em 2000 para estarem concluídas a tempo do Euro2004.

O plano definido em 2000 prevê o aumento dos lugares de estacionamento para aviões de 18 para 34 e, numa última fase, uma nova duplicação de capacidade para 12 milhões de passageiros por ano, com possibilidade de ter 44 aviões por hora nas "horas de ponta".

Em Dezembro, este aeroporto será o primeiro do país a ser servido por metropolitano, quando for inaugurada a Linha Violeta da rede de Metro do Porto.

O primeiro-ministro visitou ainda durante a manhã o projecto do metropolitano do Porto, realizando, pela primeira vez, uma viagem desde a Maia (Linha Vermelha) a Gaia (Linha Amarela).
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