Plano estratégico da EDP vai assentar no aumento da eficiência - TVI

Plano estratégico da EDP vai assentar no aumento da eficiência

António Mexia

O plano estratégico da EDP vai assentar numa base sólida de aumento de eficiência e de criação de valor para o accionista para se tornar uma empresa cara e não ser «atacada», disse hoje António Mexia, CEO da EDP.

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Mexia adiantou que «todas as medidas que têm sido tomadas são no sentido de haver uma enorme disciplina de custos e disciplina financeira», avança a agência «Reuters».

Explicou que estes são hoje «factores absolutamente decisivos nas utilities e, em particular, num contexto de subida de taxas de juro».

A EDP vai apresentar o seu plano estratégico para os próximos três anos na segunda quinzena de Julho.

«Nenhum plano estratégico pode funcionar senão tiver uma base muito sólida de eficiência e de criação de valor. Temos de mostrar mais eficiência que as outras (utilities), temos de nos constituir como referência», disse na conferência sobre Estratégia Nacional para a Energia.

«A EDP tem de se tornar cara, ou seja, que a cotação em Bolsa esteja a um preço que os outros não podem comprar. Só é atacado em Bolsa quem está abaixo do seu fair value», afirmou.

A mesma fonte explicou que «a melhor estratégia de defesa ou de ataque é criar valor», salientando que a EDP tem de saber «escolher os parceiros adequados sem grandes tabus»,citado pela mesma agência.

Recordou que os mergers entre «utilities europeias têm mostrado que não têm sido feitos por um fenómeno de aumento de eficiência, mas por haver um excesso de free cash flow» de operadores maiores que compram os menores.

Explicou ainda que a EDP tem de escolher algumas áreas onde se vai enfocar para se tornar uma referência face aos pares.
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