A Irlanda é o país que gastará a parcela mais elevada em compras na Internet, 40 por cento do orçamento, seguida da Grécia, com 30%.
Apenas a Alemanha e a Turquia apresentam uma redução de 3% nas compras online no orçamento para o Natal de 2006.
Os presentes mais populares entre as compras dos portugueses são os livros (61%), CDs e DVDs (59%).
Apenas 1% dos portugueses tem intenção de comprar cheques-brinde, contrariamente ao que se passa na África do Sul e na Irlanda, onde estes são um dos presentes mais comprados na Internet.
Os portugueses afirmam que a maior vantagem de comprar na Internet é o facto desta criar menos confusão e de permitir poupar dinheiro.
O receio de fraudes é o factor que mais retrai os portugueses, e outros consumidores mundiais, quando se fala em compras na Internet, exceptuando os russos e os franceses que têm mais receio dos possíveis atrasos nas entregas.
Fazer compras pela Internet permite evitar as lojas sobrelotadas e oferece uma maior facilidade de entrega, sendo estas as razões que levam os consumidores a comprar online, nomeadamente em França, na Alemanha e na Irlanda.
O tempo gasto em compras não é um dos factores mais importantes em Portugal, contrariamente ao que se passa em França, na Alemanha e na Irlanda.
![Portugueses gastam 83 euros online em CD, DVD e livros - TVI Portugueses gastam 83 euros online em CD, DVD e livros - TVI](https://img.iol.pt/image/id/277436/400.jpg)
Portugueses gastam 83 euros online em CD, DVD e livros
- Redação
- Lusa/SAS
- 15 nov 2006, 20:25
![Portugueses gastam 83 euros online em CD, DVD e livros](https://img.iol.pt/image/id/277436/1024.jpg)
Os consumidores portugueses que ponderam fazer compras de Natal online (19%) gastarão cerca de 83 euros em livros, CDs e DVDs de um orçamento médio de 588 euros, segundo um estudo da Deloitte.
Relacionados
Continue a ler esta notícia