Preço médio da electricidade baixou 9,6% no mercado ibérico - TVI

Preço médio da electricidade baixou 9,6% no mercado ibérico

electricidade

O preço média diário do contrato do mercado à vista da electricidade gerido pelo OMEL (gestor da organização do pólo espanhol) baixou 9,6% em Maio.

Relacionados
Desta forma, de acordo com o comunicado dos reguladores da energia e do mercado português e espanhol, no âmbito do Mercado ibérico de electricidade (MIBEL), o preço médio do contrato é agora de 33,13 euros por cada MegaWatt/hora.

Recorde-se que, com a liberalização do mercado da energia, qualquer consumidor em Portugal ou Espanha passou a poder adquirir electricidade nos dois países. Para esse efeito foram assim criadas duas entidades: o OMIP (gestora responsável pela organização do pólo português do MIBEL) e o OMEL (pólo espanhol), que estão previstas serem integradas.

Ainda no mês de Maio, foram negociados 15.941 GigaWatts/hora (GWh) no mercado à vista gerido pelo OMEL e 1.157 GWh no mercado a prazo gerido pelo OMIP, sendo o volume do OMEL inferior ao registado no mês anterior (16.009 GWh em Abril de 2007) e o do OMIP superior ao do mês anterior (1.060 GWh em Abril de 2007).

No mercado a prazo gerido pelo OMIP, verificou-se negociação de contratos com entrega física nos leilões obrigatórios, além da negociação resultante das aquisições obrigatórias dos distribuidores espanhóis e do comercializador de último recurso português, e em seis operações OTC registadas no OMIP. Os restantes contratos foram negociados com entrega financeira.

Registou-se uma tendência geral de estabilização dos preços dos contratos de futuros até ao dia 16 de Maio e posterior queda dos mesmos até ao final do mês. Tanto os preços spot como os preços dos futuros negociados nos mercados organizados ibéricos são superiores aos registados em outros mercados organizados.

EDP Serviço Universal admitida como membro negociador por conta própria

De destacar também que, no mês de Maio, a EDP Serviço Universal foi admitida como agente de liquidação física e ainda como membro negociador por conta própria. Por fim, à EDP Distribuição foi cancelada a qualidade de membro negociador por conta própria e agente de liquidação física.
Continue a ler esta notícia

Relacionados