Segurança Social informa mal os beneficiários - TVI

Segurança Social informa mal os beneficiários

Vieira da Silva, ministro do Trabalho e Segurança Social - Foto de André Koster para Lusa

Os consumidores têm motivos para se preocuparem e estarem descontentes com a qualidade da informação prestada pela Segurança Social.

Relacionados
Quem o diz é a DECO Proteste, que visitou 123 serviços de atendimento e concluiu que, «perante questões genéricas sobre desemprego ou maternidade e paternidade, por exemplo, 85% não respondeu ou deu informação incompleta ou errada em, pelo menos, dois dos quatro cenários apresentados».

Apenas cinco serviços cumpriram os requisitos mínimos: serviços locais do Bombarral e da Marinha Grande (ambos no distrito de Leiria), Entroncamento (Santarém), Lagos e Silves (Faro).

«Se informar é um dever dos serviços públicos, é inadmissível que 23 se tenham recusado a responder-nos sem uma autorização expressa do interessado, quando não havia risco de violação de dados pessoais de terceiros ou quebra da confidencialidade», escreve a DECO.

A associação de defesa do consumidor já deu conhecimento destas conclusões ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que tutela este organismo. «Compete-lhe, agora, reformar os próprios serviços de atendimento, promovendo a formação dos funcionários, centrada na aquisição de competências técnicas e comportamentos adequados», dizem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados