Quem o diz é a DECO Proteste, que visitou 123 serviços de atendimento e concluiu que, «perante questões genéricas sobre desemprego ou maternidade e paternidade, por exemplo, 85% não respondeu ou deu informação incompleta ou errada em, pelo menos, dois dos quatro cenários apresentados».
Apenas cinco serviços cumpriram os requisitos mínimos: serviços locais do Bombarral e da Marinha Grande (ambos no distrito de Leiria), Entroncamento (Santarém), Lagos e Silves (Faro).
«Se informar é um dever dos serviços públicos, é inadmissível que 23 se tenham recusado a responder-nos sem uma autorização expressa do interessado, quando não havia risco de violação de dados pessoais de terceiros ou quebra da confidencialidade», escreve a DECO.
A associação de defesa do consumidor já deu conhecimento destas conclusões ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que tutela este organismo. «Compete-lhe, agora, reformar os próprios serviços de atendimento, promovendo a formação dos funcionários, centrada na aquisição de competências técnicas e comportamentos adequados», dizem.
![Segurança Social informa mal os beneficiários - TVI Segurança Social informa mal os beneficiários - TVI](https://img.iol.pt/image/id/2541291/400.jpg)
Segurança Social informa mal os beneficiários
- Redação
- PGM
- 24 out 2006, 14:17
![Vieira da Silva, ministro do Trabalho e Segurança Social - Foto de André Koster para Lusa](https://img.iol.pt/image/id/2541291/1024.jpg)
Os consumidores têm motivos para se preocuparem e estarem descontentes com a qualidade da informação prestada pela Segurança Social.
Relacionados
Continue a ler esta notícia