Sindicato dos enfermeiros manifesta-se na rua - TVI

Sindicato dos enfermeiros manifesta-se na rua

Enfermeiros1

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEF) manifesta-se quarta-feira, em Lisboa.

O manifesto é contra a ausência de negociações com o Ministério da Saúde sobre as alterações à carreira de enfermagem e promete mais iniciativas de protesto em Setembro, segundo fonte sindical à agência «Lusa».

Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) afirmou que o «Governo não está a cumprir o compromisso assumido», de negociar com os sindicatos as alterações às carreiras da função pública que, indicou, deveriam entrar em vigor em 2007.

De acordo com a sindicalista, o SEP entregou ao Ministério da Saúde (MS ) uma proposta sobre a matéria em Abril de 2005 e está desde então a aguardar por uma contraproposta.

Para o SEP, o Ministério da Saúde não tem razões para adiar a entrega desta contraproposta, principalmente desde que o Ministério da Educação entregou uma proposta de alteração da carreira docente.

A falta de negociações sobre esta matéria motivou já uma greve, a 27 de Junho, cuja adesão atingiu os 71 a 72% a nível nacional, segundo o SEP, em declarações à agência «Lusa».

Na manifestação de quarta-feira, em frente ao MS, o SEP pretende renome ar a Avenida João Crisóstomo, atribuindo-lhe a designação de «Campus Inoperandis», numa alusão ao nome do ministro da pasta, António Correia de Campos.

A mudança de nome pretende «chamar a atenção para a inoperância do MS relativamente a este problema», explicitou Guadalupe Simões.

Se até Setembro as negociações sobre a carreira de enfermagem não tiver em início, o SEP promete desencadear mais acções de protesto, a nível regional e nacional, que Guadalupe Simões se escusou a especificar.
Continue a ler esta notícia