Um em cada seis trabalhadores da UE é independente - TVI

Um em cada seis trabalhadores da UE é independente

Construção (foto de arquivo)

Segundo o departamento de estatísticas da União Europeia, os trabalhadores por conta própria representam 16 por cento do emprego total da União Europeia (UE).

Relacionados
De acordo com os dados estatísticos de 2005, divulgados hoje pelo Eurostat, um em cada seis trabalhadores da UE é independente e cerca de dois terços das pessoas empregadas estão em pequenas e médias empresas.

Os homens estão em vantagem no trabalho por conta própria, já que representam cerca de 19% face às mulheres que não vão além dos 11%.

Segundo o instituto de estatísticas europeu, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), representavam 99,8% das empresas não financeiras em 2003 e empregam cerca de dois terços da mão-de-obra. Valor distribuído por microempresas (30%), pequenas empresas (21%) e em médias empresas (17%).

Em Portugal, 39,7% dos trabalhadores integram microempresas, 23,6% as pequenas empresas e 17,6% as médias empresas.

Já nas grandes empresas empregam-se cerca de 19,1 dos trabalhadores activos.

Em relação aos trabalhadores por conta própria, a maior parte estão em Estados-membros do Sul da Europa. As maiores percentagens de trabalhadores independentes situavam-se, em 2005, na Grécia. Portugal aparece em quarto lugar com 21%.

A menor percentagem de trabalhadores independentes observa-se na Letónia.

O sector da construção civil é o que emprega maior número de trabalhadores independentes, a que se segue o imobiliário e prestação de serviços a empresas, o comércio e a distribuição, restauração e hotelaria.
Continue a ler esta notícia

Relacionados