Qimonda: Sindicato apresenta propostas à tutela - TVI

Qimonda: Sindicato apresenta propostas à tutela

Fábrica da Qimonda

Manuel Pinho vai a Vila do Conde

Relacionados
Os responsáveis sindicais pela Qimonda e o ministro da Economia vão reunir-se na próxima terça-feira para falar sobre o futuro da empresa que está em situação de insolvência. Miguel Moreira, do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Norte, revelou à Agência Financeira que já têm propostas preparadas para apresentar à tutela, ainda que não tenha adiantado quais.

O encontro vai realizar-se amanhã às 15h30 e vai contar com a presença, para além do ministro Manuel Pinho e do responsável do sindicato do sector, o coordenador do sindicato, Daniel Sampaio e o dirigente sindical, Bruno Fonseca.

«Vamos falar com o ministro sobre o que se está a passar com a empresa e o que foi tratado na reunião que se realizou esta segunda-feira com o presidente da Qimonda. Queremos saber o mais que pudermos», referiu Miguel Moreira à AF.

O responsável do sector mostra-se positivo quanto à reunião que a tutela teve com o presidente da empresa, ainda que sublinhe que «quer que se essas possibilidades (de salvamento) se concretizem».

Em causa está a possível falência da multinacional europeia de semicondutores emprega 12 mil pessoas em todo o mundo. Na Alemanha, a empresa tem duas fábricas. A sede em Munique tem 1.400 funcionários e a outra unidade, em Dresden, tem outros 3.200. Já a fábrica em Portugal, em Vila do Conde, emprega cerca de 2 mil trabalhadores e é a maior exportadora do país, contribuindo para 5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
Continue a ler esta notícia

Relacionados