Facturação no sector da Distribuição subiu 7,3% em 2004 - TVI

Facturação no sector da Distribuição subiu 7,3% em 2004

supermercado

O volume de negócios no sector da Distribuição portuguesa continua em expansão, tendo aumentado 7,3% em 2004 e atingido 9 mil milhões de euros, com 50 lojas novas, disse o presidente da Associação portuguesa de Empresas de Distribuição, Luís Vieira e Silva, na apresentação do ranking do sector.

Segundo Luís Vieira e Silva, a área do retalho alimentar cresceu 4% em 2004, uma subida igualmente esperada para o corrente ano.

Em relação ao número de lojas das empresas de distribuição, passou de 1.159 no final de 2003 para 1.226 em Dezembro de 2004, ou seja, subiu 5,8%, enquanto a área de venda aumentou 6,5% para atingir os 1,4 milhões de metros quadrados (m2).

As novas lojas resultaram de investimentos de cerca de 250 milhões de euros e criaram mais de 2.000 postos de trabalho, avançou Vieira e Silva.

Em Dezembro de 2004, a grande distribuição empregava 49.500 trabalhadores, mais 2,5% que em 2003.

O presidente da associação referiu ainda que «os primeiros lugares do Ranking APED são dominados pela área alimentar, e só no oitavo lugar aparece uma empresa da área não alimentar».

Modelo Continente lidera ranking

A Modelo Continente, do Grupo Sonae, manteve o primeiro lugar do ranking das empresas de distribuição, registando um volume de negócios de 2,2 mil milhões de euros, no ano de 2004.

Na segunda posição do ranking da APED está a JM Retalho, detentora das cadeias de lojas Pingo Doce e Feira Nova com uma facturação de 1,7 mil milhões de euros também no ano de 2004.

Nos seis primeiros lugares da lista aparecem empresas com lojas desconto, o que «reflecte a adesão dos clientes a este tipo de comércio», concluiu.

Os primeiros sete lugares do ranking são ocupados por insígnias da área alimentar, nomeadamente lojas desconto, sendo a Worten do grupo Sonae, a primeira marca não alimentar da lista, com 381,8 milhões de euros de vendas.
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