Produção na Construção e Obras Públicas com uma diminuição marginal de 0,4% - TVI

Produção na Construção e Obras Públicas com uma diminuição marginal de 0,4%

Construção

Volume de emprego cai mas remunerações aumentam

Relacionados
Em Abril de 2008 (média móvel de 3 meses corrigida da sazonalidade) a produção na construção e obras públicas registou uma variação homóloga negativa de 0,4 por cento, segundo avançam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira.

Esta evolução é superior em 2,3 pontos percentuais ao observado no trimestre terminado em Março.

Em termos dos sub-sectores considerados, a evolução da actividade neste período, manteve um andamento semelhante ao do período anterior, com o segmento da «Construção de Edifícios» a influenciar negativamente o resultado global, enquanto que as «Obras de Engenharia» apresentam contributos positivos.

Emprego apresenta redução próxima de 0,1%

No mesmo período, o volume de emprego na Construção e Obras Públicas apresentou uma redução de 0,9% em termos homólogos, tendo recuperado 0,1 pontos percentuais (p.p) em relação à variação registada em Março de 2008.

Quando comparado com o mês anterior, o emprego apresentou uma variação idêntica à observada em Março, 0,1% negativos (menos 0,2% em Abril de 2007).

A taxa de variação média nos últimos 12 meses fixou-se em 2,3% negativos, tendo recuperado 0,4 p.p. face ao observado em Março de 2008.

Remunerações crescem quase 8%

As remunerações efectivamente pagas pelo sector da construção registaram um crescimento de 7,7% em termos homólogos, influenciadas em parte pela concentração concentração do pagamento de prémios e também pela sua expressão (em Março de 2008 o crescimento foi de 3,8%).

Em relação ao mês anterior, as remunerações apresentaram uma variação de 2,2% (menos 1,5% em Abril de 2007).

A taxa de variação média nos últimos 12 meses foi de 4,9% (4,4% em Março).
Continue a ler esta notícia

Relacionados