Governo disponível para reforçar apoio a municípios para congelar passes - TVI

Governo disponível para reforçar apoio a municípios para congelar passes

Transportes vão ficar mais caros em 2007

Serviços de transporte público são da responsabilidade das autarquias em muitas cidades do País

Relacionados
O Governo está disponível para reforçar o apoio que já dá aos municípios nos serviços de transportes públicos, se estes quiserem, à semelhança do que decidiu o Executivo nas cidades de Lisboa e Porto, congelar os preços dos passes sociais.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, José Sócrates, no debate quinzenal que decorre esta quinta-feira na Assembleia da República.

«O Ministério das Obras Públicas (Transportes e Comunicações) está disponível para reforçar o apoio aos municípios, porque já hoje o Estado ajuda os municípios, na área dos transportes públicos, na renovação de frotas, na bilhética», etc., garantiu o líder do Executivo.

José Sócrates tinha já anunciado, aquando do último debate no Parlamento, o congelamento dos preços dos passes sociais, mas a medida era destinada apenas a Lisboa e Porto. O Bloco de Esquerda, pela voz de Francisco Louça, questionou o primeiro-ministro pela «discriminação» dos portugueses que vivem fora destes dois pólos urbanos.

José Sócrates respondeu, explicando que a medida tomada pelo Governo se destinava a proteger os portugueses mais desfavorecidos porque «são esses que estão sujeitos a movimentos pendulares, que precisam de transportes públicos para ir trabalhar» e lembrou que «noutras cidades do País os serviços de transportes públicos são da responsabilidade dos municípios. E gostaríamos que tomasses uma decisão semelhante à nossa». Por isso, concluiu, «o Governo está disposto a reforçar o apoio a todas as áreas onde há serviços municipais de transporte».
Continue a ler esta notícia

Relacionados