Pinho adia para sábado reunião com indústria automóvel - TVI

Pinho adia para sábado reunião com indústria automóvel

Auto-Europa

AFIA vai pedir plano de formação e injecção de capital no sector

Relacionados
O ministro da Economia, Manuel Pinho, adiou a reunião com a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), que estava marcada para esta tarde, para sábado às 15 horas.

Este adiamento deveu-se a motivos de agenda do Governante.

Recorde-se que, em declarações à Agência Financeira, a directora executiva da AFIA, Teresa Viegas, revelou que as paragens nas produções levadas a cabo por algumas das principais fábricas automóveis «podem ter consequências desastrosas na economia nacional».

A responsável disse, na altura, que iria pedir ao Governo um «olhar mais atento à indústria automóvel», tendo em conta os números que este sector de componentes movimenta: uma facturação na ordem dos 5 mil milhões de euros, 40 mil postos de trabalho e 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB), salientou à AF.

A AFIA pede ainda um plano de formação mais direccionado ao sector e, por outro, equilibrar a indústria com injecção de capitais. Esta última medida não seria exclusiva ao mercado português, uma vez que os fabricantes norte-americanos já vieram pedir ajudas públicas de 19,8 mil milhões de euros (25 mil milhões de dólares), sob a forma de empréstimos, para se manterem em actividade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados