Modelo do mercado ibérico de gás já definido - TVI

Modelo do mercado ibérico de gás já definido

Gás natural: Novos preços ao longo do ano

Mibgás vai agrupar 7,5 milhões de consumidores

Relacionados
O modelo de organização e princípios de funcionamento do mercado ibérico de gás natural (Mibgás) foi aprovado na passada quinta-feira em conjunto pelos reguladores português (ERSE) e espanhol (CNE).

«A proposta examinada pelo conselho de administração foi elaborada em conjunto pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e pela Comissão Nacional Energia espanhola (CNE)», refere a última em comunicado.

O documento final resulta assim de um processo de consulta pública celebrado pelos dois reguladores que, nesse período, receberam as posições de 19 empresas e organizações do sector.

«O mercado ibérico do gás vai agrupar em 2008 um total de 7,5 milhões de consumidores de gás natural e um volume de consumo aproximado de 500 mil Gigawatts por hora (GWh), o que o coloca como quarto maior mercado de gás na Europa em termos de volume de vendas», adianta a CNE.

Este modelo pressupõe assim um processo de harmonização e construção do Mibgás a desenvolver gradualmente e de acordo mútuo entre Espanha e Portugal. A partir de agora, deve passar a haver uma contribuição activa de ambos os países para a consecução do mercado europeu do gás.

«Para o desenvolvimento ibérico de gás, propõe-se um plano de acção para este ano, centrado na harmonização das licenças de comercialização de gás no âmbito ibérico, a convergência da estrutura de peões de acesso e a planificação conjunta das redes de gás», explica ainda o regulador espanhol.
Continue a ler esta notícia

Relacionados