Governo mantém meta de défice nos 3,7% para este ano - TVI

Governo mantém meta de défice nos 3,7% para este ano

Ministro das Finanças

Apesar de já ter garantido que o défice orçamental ficou, em 2006, abaixo do previsto, o ministro das Finanças não quer antecipar uma eventual redução da meta para 2007. Em nome da prudência.

Relacionados
«Não estou em condições de avançar com o valor do défice de 2006», disse, lembrando que os dados de que dispõe, em contabilidade pública, terão de ser transpostos para contabilidade nacional pela equipa técnica formada para o efeito, e que vai apurar o valor final e oficial do défice. Em contabilidade pública, o défice ficou mais de 2 mil milhões de euros abaixo do previsto.

Quando questionado sobre se os resultados de 2006 seriam sustentáveis e teriam efeito em 2007, o ministro disse, em conferência de imprensa, que o Governo tem «um objectivo para 2007 (em termos de défice), que é de 3,7% do PIB e, com certeza, estamos todos muito interessados em que eventuais ganhos de 2006 se possam manter e ter reflexo em 2007, para que possamos consolidar o mais rapidamente possível as contas públicas». Apesar disso, acrescentou, «é demasiado especulativo estar a falar em antecipar metas. Mantemos o nosso objectivo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados