OE2009: ministro dos assuntos parlamentares assume culpa por atraso - TVI

OE2009: ministro dos assuntos parlamentares assume culpa por atraso

Augusto Santos Silva, ministro dos Assuntos Parlamentares

Augusto Santos Silva assume «inteiramente a responsabilidade política»

Relacionados
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, pediu esta quarta-feira desculpa aos deputados pelos atrasos verificados na disponibilização da proposta de Orçamento de Estado para 2009, assumindo «inteiramente a responsabilidade política» pelos problemas registados.

«Assumo inteiramente a responsabilidade política pelo atraso verificado e pelos incómodos causados», afirmou Augusto Santos Silva, citado pela agência «Lusa», no plenário da Assembleia da República.

«Peço, em meu nome, desculpa», acrescentou.

A intervenção do ministro dos Assuntos Parlamentares foi proferida depois de todos os grupos parlamentares da oposição terem criticado os atrasos na entrega da proposta de Orçamento de Estado para 2009.

Sublinhando que o Governo «respeita escrupulosamente a Assembleia da República», Santos Silva explicou que a decisão do Governo antecipar de quarta para terça-feira a entrega da proposta de Orçamento de Estado para 2009 foi motivada pela marcação para esta quarta-feira do início da cimeira europeia de chefes de Estado e do Governo para debater a crise financeira.

Assim, continuou, e porque foi entendido que seria «muito importante» que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, acompanhasse o primeiro-ministro na cimeira, o executivo solicitou a a antecipação da entrega da proposta de Orçamento de Estado para terça-feira, garantindo também «um dia a mais na preparação da discussão» do documento.

Contudo, «um problema operacional» levou a que «a plena disponibilização do articulado e dos mapas» apenas tenha ocorrido na noite de terça-feira e que só esta quarta-feira os deputados tenham tido acesso ao relatório da proposta de Orçamento de Estado para 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados