Augusto Mateus congratula realização de estudo a Alcochete - TVI

Augusto Mateus congratula realização de estudo a Alcochete

  • Sónia Peres Pinto
  • 11 jun 2007, 19:09
Viagem pela Ota

O economista Augusto Mateus saudou esta segunda-feira a realização de um estudo alternativo à localização da Ota e que aponta Alcochete como uma outra hipótese a viabilizar.

Relacionados
«Temos de ter um bom aeroporto e competitivo, vale a pena estudar Alcochete para saber se é melhor ou pior que a Ota», garantiu à margem do colóquio «o novo aeroporto internacional de Lisboa» realizado no Parlamento.

O economista referiu ainda que, para encontrar a melhor solução, é necessário ter mais do que um local, uma vez que para o mesmo, «só assim se encontra a melhor solução, sem optarmos por bairrismos».

Quando confrontado com as acessibilidades destas duas localidades, Augusto Mateus reconhece que ambos têm limitações. Por um lado, a Ota poderá ter problemas de congestionamento, por outro, Alcochete ainda não tem definido como serão feitas as ligações entre as duas margens.

No entender do economista, um outro obstáculo para a Ota será a limitação dos terrenos, uma vez que, caso o aeroporto se construa nesta localidade não poderá ultrapassar, para já, os 2 mil a 2.500 hectares. Ao contrário de Alcochete que conta com uma área total de cerca de 8 mil hectares. «Neste último caso, o aeroporto pode ser feito mais rapidamente, mais flexível, logo poderá tornar-se mais eficiente».
Continue a ler esta notícia

Relacionados