Augusto Mateus diz que modelo de gestão do aeroporto é a prioridade - TVI

Augusto Mateus diz que modelo de gestão do aeroporto é a prioridade

  • Sónia Peres Pinto
  • 11 jun 2007, 16:57
Viagem pela Ota

O economista Augusto Mateus considera que todo este processo de decisão do novo aeroporto de Lisboa já tem um vício.

Relacionados
Para este, «mais importante do que escolher a localização do aeroporto é seleccionar o seu modelo de gestão», garantiu na sua apresentação no colóquio sobre o novo aeroporto internacional de Lisboa que está a ser discutido esta segunda-feira no Parlamento.

Augusto Mateus apela ainda ao Governo o anúncio do modelo de privatização da ANA, já que para este, «é preciso apresentar estratégias».

Este projecto do novo aeroporto de Lisboa, segundo responsável, deve ser visto como um investimento com retorno e não como despesa, uma vez que segundo o mesmo, poderá a longo prazo permitir arrecadar cerca de 150 milhões de euros por ano em impostos. «Há que escolher bem o modelo do aeroporto, só depois a sua localização e ter confiança que podemos rentabilizar este projecto», acrescenta.

O economista dá o exemplo de Espanha, que gastou 6 biliões de euros no novo aeroporto de Madrid. «Devemos aprender com os exemplos dos outros e considerar que um novo aeroporto vai captar novas oportunidades. Há que fugir da armadilha de ver este investimento apenas como uma despesa pública», conclui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados