Senegal proíbe exportação de gasolina para o país - TVI

Senegal proíbe exportação de gasolina para o país

Plataforma petrolífera (arquivo)

O Senegal proibiu as exportações de gasolina para a Guiné-Bissau, onde este tipo de combustível falta há cerca de duas semanas, verificou esta segunda-feira a «Lusa» em vários postos de abastecimento da cidade de Bissau.

Dos dez postos de abastecimento de combustível existentes em Bissau, apenas um tinha gasolina disponível.

Por outro lado, uma circular do Governo guineense, enviada à agência e assinada pelo ministro da Energia do país apela ao executivo senegalês uma «derrogação da medida», tendo em conta as «dramáticas consequências» para a Guiné-Bissau.

«Compreendemos a motivação da circular a interditar as exportações (de gasolina) a partir do Senegal mas o nosso consumo relativamente baixo não vos será prejudicial», refere ainda a circular enviado ao governo senegalês pelo ministro guineense.

«Actualmente não temos possibilidade de importar combustíveis e ficamos tributários do Senegal», lê-se no documento.

«Tendo em conta a actual situação de ruptura do stock em que nos encontramos e a importância daquele produto para o nosso país, apelamos para a vossa compreensão», acrescenta a circular do governo da Guiné-Bissau enviada às autoridades de Dacar.

Apesar de não ser um produto muito consumido no país, a gasolina é um combustível ainda utilizado por vários veículos e alguns geradores.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos