Energia: retomado o fornecimento de gás russo à Europa pela Ucrânia - TVI

Energia: retomado o fornecimento de gás russo à Europa pela Ucrânia

Crise do gás

Gás russo deverá começar a chegar aos seus destinatários na quarta-feira

Relacionados
A Comissão Europeia saudou esta terça-feira o anúncio da retomada do fornecimento de gás russo à Europa através da Ucrânia e referiu que os seus observadores estão a «verificá-la no terreno», segundo um porta-voz.

A companhia gasífera russa Gazprom anunciou ter retomado o abastecimento de gás à Europa pouco depois das 07:00 (hora de Lisboa) a partir da estação de Sudzha, na fronteira com a Ucrânia, após seis dias de interrupção, avança a Lusa.

A Comissão Europeia, que, juntamente com a Presidência checa, negociou este desenvolvimento com a Rússia e a Ucrânia, «saúda o anúncio feito pela Rússia de que os fluxos de gás voltaram a transitar», disse o porta-voz, Ferran Tarradellas.

Os observadores enviados pela UE a pedido de Moscovo para testemunhar que esses fluxos circulavam sem entraves pela Ucrânia até às fronteiras da UE, «estão a verificar (essa retomada) no terreno», acrescentou.

As autoridades russas advertiram que só restabeleceriam totalmente os fornecimentos depois de os observadores internacionais confirmarem que o volume de gás saído dos gasodutos ucranianos correspondia ao bombeado pela Gazprom na fronteira com a Ucrânia.

Prevê-se que o gás russo comece a chegar aos seus destinatários na quarta-feira.

«Apelamos à boa vontade das duas partes que tornaram possível este acordo para que resolvam os problemas ainda em suspenso e encontrem uma solução duradoura que restabeleça a estabilidade das nossas relações energéticas com a Rússia e a Ucrânia», sublinhou o porta-voz da Comissão Europeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados