Política de fiscalização e recuperação deu 312 milhões euros - TVI

Política de fiscalização e recuperação deu 312 milhões euros

José Vieira da Silva

As políticas de fiscalização e de recuperação de dívidas tiveram resultados directos de 312 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, anunciou esta terça-feira o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva.

Relacionados
Este valor representa um crescimento de 151,12 por cento face ao verificado nos primeiros seis meses de 2005, sublinhou Vieira da Silva, durante a apresentação do balanço do plano nacional de combate à fraude e evasão contributivas e prestacionais.

Segundo a agência «Lusa», do montante total apurado, cerca de 286 milhões de euros resultam das acções realizadas junto dos contribuintes e 25,8 milhões de euros referem-se a acções de fiscalização desenvolvidas junto dos beneficiários de prestações sociais.

É o caso, por exemplo, do subsídio de desemprego, cujas acções de fiscalização resultaram numa poupança estimada de um milhão de euros no primeiro semestre de 2006.

O secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, realçou que foram desenvolvidas nos primeiros seis meses do ano 12.502 acções de fiscalização ao subsídio de desemprego, contra as 2.312 realizadas no mesmo período de 2005.

O interface com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) levou à suspensão/cessação de 31.459 prestações, o que representou uma poupança estimada de 17,4 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados