Entrega de IRS «on-line» supera pela primeira vez o papel - TVI

Entrega de IRS «on-line» supera pela primeira vez o papel

  • Rui Pedro Vieira
  • 29 mai 2007, 17:44
dgci

A entrega da declaração de IRS electrónica superou, pela primeira vez este ano, a entrega de papel na primeira fase, informou esta terça-feira a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques.

Relacionados
No primeiro balanço dos resultados do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa (Simplex), foram divulgados dados sobre a entrega de IRS em que, por Internet, chegaram ao portal do Ministério das Finanças 1.622.834 declarações, enquanto que em papel foram registadas 991.250 entradas.

Já na segunda fase do IRS, a tendência mantém-se: 1.103.063 pessoas fizeram a sua declaração por Internet e 322.887 em papel.

No que se refere ao posto público on-line nos Serviços de Finanças, foram entregues 31 mil declarações electrónicas do modelo 3 do IRS através dos 127 serviços de finanças em que o novo posto electrónico, uma das medidas do Simplex concretizadas no primeiro trimestre do ano, já esteve em funcionamento.

Além dos serviços de finanças, o posto público está também disponível actualmente em 930 juntas de freguesia.

Desmaterialização dos serviços é passo para «info-inclusão»

Segundo a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, «a desmaterialização dos serviços é não só uma forma de simplificação, como uma maneira do cidadão aprender a recorrer a um serviço on-line».

«Além dos ganhos internos, do controlo, da integração de serviços, a desmaterialização também pode ser um veículo de integração para a Internet», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados