Trabalhadores de impostos não aceitam chantagem e pedem apoio - TVI

Trabalhadores de impostos não aceitam chantagem e pedem apoio

Fisco

Para poderem continuar combate à fraude e evasão fiscais

Relacionados
Os trabalhadores dos impostos disseram esta quarta-feira que não aceitam ser chantageados por interesses económicos e pediram o apoio do governo para que possam continuar o combate à fraude e evasão fiscais.

Em comunicado enviado à agência «Lusa», o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos diz que se têm multiplicado as intervenções públicas contra a Direcção Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) na cobrança de dívidas fiscais, numa altura em que a eficácia da máquina fiscal tem aumentado.

Em resposta a estas críticas e depois do jornal «Público» ter noticiado que os funcionários do Fisco estão em risco de vir a indemnizar contribuintes lesados, o sindicato diz que os trabalhadores «jamais» aceitarão ser «chantageados».

«Será que estamos a atingir interesses instalados que se julgavam fiscalmente impunes?», questiona a direcção do sindicato, garantindo que a sua actuação «está no bom caminho».

«A função dos trabalhadores dos impostos é difícil e arriscada, nomeadamente quando se trata da cobrança de dívidas difíceis e muitos devedores têm fácil acesso aos meios de comunicação social, através da qual passam frequentemente ameaças veladas aos funcionários», nota o sindicato.

Os sindicalistas dizem que foram os trabalhadores dos impostos que contribuíram «de forma decisiva» para que o Governo tenha reduzido o défice público (sem a recuperação de dívidas fiscais o défice seria hoje de 4,1 por cento e não de 2,6%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados