REN aceita desviar linha de muito alta tensão - TVI

REN aceita desviar linha de muito alta tensão

  • Portugal Diário
  • 23 out 2007, 11:23

Entre Portimão e Tunes, vai passar a norte de Vale de Fuzeiros, na zona do Cabeço

Relacionados
O presidente da REN - Redes Energéticas Nacionais, José Penedos, afirmou esta terça-feira que a linha de muito alta tensão entre Portimão e Tunes vai ser desviada para Norte de Vale de Fuzeiros, para a zona do Cabeço, informa a agência Lusa.

José Penedos afirmou que a proposta da REN relativa a este traçado alternativo da linha de 400 kV (kilovolts) já tinha sido apresentado há bastante tempo, mas só agora recebeu despacho favorável do secretário de Estado do Ambiente.

O traçado sul da linha de muito alta tensão tem sido fortemente contestado por moradores do concelho de Silves, que hoje iniciam uma greve de fome e uma vigília junto ao Palácio de S. Bento, em Lisboa.

Este traçado escolhido inicialmente pela REN para a nova linha de muito alta tensão, afectava um total de 299 proprietários de terrenos do concelho algarvio de Silves, que além dos problemas de saúde, referem prejuízos para a actividade turística e agrícola na zona. No entanto, vai colidir com a águia bonelli e o lince, afirmou José Penedos.

«O que diz o despacho é que deve ser eventualmente adicionado um conjunto de medidas de minimização do impacto para a águia bonelli e, em relação ao lince, refere-se que o projecto não deve ter interferência com a recuperação do lince ibérico», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados