Prevenção na estrada com jogo de verdade e consequência - TVI

Prevenção na estrada com jogo de verdade e consequência

Acidente (arquivo)

Campanha pretende «responsabilizar os condutores» com acções de sensibilização na via pública

Relacionados
Reduzir o número de vítimas mortais nas estradas do distrito de Lisboa - que atingiu 105 em 2007 - é o objectivo da nova campanha de prevenção de sinistralidade do Governo Civil de Lisboa que começa quinta-feira.

A governadora civil de Lisboa, Dalila Araújo, disse à Lusa que a campanha «Verdade ou Consequência - Não jogue com a sua vida» «vem no sentido de responsabilizar os condutores através de um jogo», com acções de sensibilização na via pública.

«O objectivo é provocar um impacto emocional, mas não chocante, porque vai associar, por exemplo, uma garrafa de álcool a uma de soro fisiológico onde se é verdade que bebeu, como consequência pode ter um acidente», disse a governadora civil.

Esta campanha tem início às 22:00 de quinta-feira em Lisboa e Cascais, através de acções de sensibilização na via pública.

Incide sobre a condução sob o efeito do álcool, o excesso de velocidade e a não utilização do cinto de segurança,«as três principais causas da sinistralidade rodoviária», segundo Dalila Araújo.

A governadora civil de Lisboa adiantou que em 2007 ocorreram 6.951 acidentes no distrito de Lisboa com vítimas ou feridos, dos quais resultaram 105 mortos, um número que todos os anos tem vindo a diminuir.

«Se compararmos com 1998, onde morreram 242 pessoas, hoje o numero é mais reduzido. Existe uma redução de ano para ano porque as estradas são melhores, os carros são melhores e existem mais campanhas como esta», disse.

Dalila Araújo reforçou que a maior parte destes acidentes ocorrem aos sábados e que a idade das vitimas se enquadra nas faixas etárias mais jovens.

Esta campanha conjunta entre o Governo Civil, a PSP e a GNR vai apostar no suporte escrito, em anúncios nas rádios e em outdoors das câmaras municipais e vai ser apresentada quinta-feira às 15:00 no salão nobre do Governo Civil de Lisboa, onde contará com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Rui de Sá Gomes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados