Crise: agricultores solicitam audiência urgente a Sócrates - TVI

Crise: agricultores solicitam audiência urgente a Sócrates

Protesto dos agricultores

Pretendem travar a «política de falência» da agricultura familiar

Relacionados
Os agricultores transmontanos solicitaram, em Chaves, uma audiência urgente com o primeiro-ministro a quem pedem que trave a «política de falência» da agricultura familiar e ajuda no escoamento dos produtos nacionais, informa a agência Lusa.

Provenientes de toda a região transmontana, desde Vila Real a Bragança, passando por Mirandela, Valpaços ou Vila Pouca de Aguiar, centenas de agricultores, fazendo-se deslocar em máquinas e alfaias agrícolas, automóveis ou autocarros, concentraram-se hoje em Chaves.

Juntaram-se a esta manifestação os produtores de leite, carne, batata ou cereais, com cerca de uma centena de viaturas.

Depois de atravessarem a cidade de Chaves, os agricultores rumaram até à fronteira de Vila Verde da Raia e acabaram por se juntar para almoçar no largo da feira daquela localidade.

Foi durante o almoço que os manifestantes aprovaram um documento que vai ser enviado ao Governo, Presidente da República e grupos parlamentares.

O dirigente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Armando Carvalho, referiu que os agricultores reivindicam o «agendamento com carácter de urgência» de uma audiência com José Sócrates, para «reabrir o canal de diálogo da agricultura familiar com vista à ultrapassagem da crise institucional criada recentemente pela postura do ministro da Agricultura».

Para fazerem frente aos prejuízos acumulados nos últimos meses, os produtores reivindicam ainda ao Governo o «aumento do desconto fiscal ao gasóleo agrícola, que há vários anos se mantém nos 37,2 cêntimos por litro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados