PSP mobiliza-se para visita do Papa - TVI

PSP mobiliza-se para visita do Papa

Polícia de Segurança Pública estima entre 200 mil a 300 mil pessoas em Lisboa e entre 150 mil e 200 mil no Porto

Relacionados
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apresentou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, em Lisboa, o plano de segurança para a visita do Papa. A cargo da PSP estará o policiamento em Lisboa e no Porto, além da segurança pessoal de Bento XVI durante os quatro dias da visita estar sob a responsabilidade da Unidade Especial de Polícia (UEP), através do Corpo de Segurança Pessoal.

O porta-voz da PSP, comissário Paulo Flor, disse, citado pela Lusa, que a visita do Papa em Lisboa, entre 11 e 12 de Maio, deverá contar com a presença de entre 200 mil a 300 mil pessoas.

Instaladas nove câmaras de vigilância na Baixa de Lisboa

Equipa do INEM vai acompanhar permanentemente Bento XVI

800 militares da GNR garantem a segurança em Fátima

Protecção Civil vai ter 450 elementos em Fátima

Em Lisboa vão estar envolvidos os polícias do Comando Metropolitano de Lisboa, que conta com um reforço de elementos da Escola Prática de Polícia de Torres Novas, da UEP, designadamente através do Grupo de Operações Especiais (GOE), Corpo de Segurança Pessoal, Grupo Cinotécnico e Corpo de Intervenção, e da Direcção Nacional, adiantou.

A Polícia calcula entre 80 mil a 100 mil o número de pessoas presentes na missa no Terreiro do Paço.

No Porto, onde o Papa estará na manhã de 14 de Maio com passagem por Vila Nova de Gaia, a PSP prevê entre 150 mil a 200 pessoas.

A Polícia mobilizou elementos do Comando Metropolitano do Porto, da UEP e da Escola Prática de Polícia de Torres Novas.

Sem especificar o número de elementos envolvidos na operação de segurança a Bento XVI, a Polícia garantiu que estará mobilizado o número de elementos suficientes para que a visita ocorra em segurança.

O comandante da UEP, Magina da Silva, disse aos jornalistas que tem sido «muito fácil» o contacto com os elementos da segurança do Papa. O mesmo responsável afirmou não ter existido «qualquer constrangimento», além da coordenação estar a ser «excelente».

O papa Bento XVI visita Portugal entre 11 e 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados