Saiba se o seu filho é uma presa fácil - TVI

Saiba se o seu filho é uma presa fácil

  • Portugal Diário
  • Lara Rosado
  • 12 abr 2007, 19:51

Bullying: problemas corporais atraem violência nas escolas

Relacionados
Os alunos que sofrem de problemas de inclusão ou de problemas corporais, como excesso de peso, são normalmente aqueles que mais sofrem de violência escolar. Por se deixarem intimidar com facilidade. Tornam-se presas fáceis para os agressores, revela Carlos Poiares, especialista em psicologia criminal.

Para o especialista, o bullying, isto é, a intimidação, humilhação ou até mesmo agressões realizadas por alguns alunos contra outros afecta tanto rapazes como raparigas, mas verifica-se de maneira diferente. No caso dos rapazes, a violência é física, enquanto as raparigas sofrem uma «pressão psicológica».

No âmbito do lançamento do livro «Bullying - prevenção da violência na escola e na sociedade», realizado na tarde desta quinta-feira, Carlos Poiares revelou ao PortugalDiário as bases da sua intervenção intitulada «Comunidade e escola - estratégia de inclusão».

Pais devem estar mais atentos

Mais de metade dos alunos portugueses já foram vítimas de violência escolar, revelam vários estudos e análises, realizadas em Portugal. Mas para Carlos Poiares estes números podem baixar, para isso é necessária a aproximação entre a escola, a família e os alunos.

«Há a necessidade de prevenção pensada «em triângulo»: escola, família e alunos. As famílias devem aproximar-se da escola e isto pode ser feito com o intermédio das autarquias», afirmou.

Segundo Carlos Poiares, este é um dos pontos de partida para a prevenção do chamado bullying. «É necessário que os pais se apercebam dos sinais que os filhos transmitem quando são vítimas de violência escolar».

Em casa nem sempre é fácil comunicar com os filhos, que na idade da adolescência se fecham mais e evitam a todo o custo os «contactos familiares», mas para o especialista é necessária mais abertura nas relações até porque nem sempre é fácil «identificar os indícios» em vítimas de violência escolar.

«Por exemplo se o aluno tem más notas nas escolas isto pode ser um sinal de que algo não está bem, e cabe aos pais tentarem perceber o que está por trás desta situação», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados