Sousa Lara compara Saramago a... Berlusconi - TVI

Sousa Lara compara Saramago a... Berlusconi

José Saramago

Ex-sub-secretário de Estado da Cultura em 1992 volta a acusar o escritor

Relacionados
Sousa Lara diz que espera que Saramago se arrependa desta crítica incessante à igreja católica. Fala o ex-sub-secretário de Estado da Cultura em 1992, no Governo de Cavaco Silva, quando o livro «O Evangelho Segundo Jesus Cristo» foi vetado ao concurso para prémio europeu da literatura.

«País não perdoa a grandeza daqueles que se distinguem»

Agora, em declarações ao Rádio Clube Português, comparou o escritor a Berlusconi e diz que Saramago atingiu os limites.

«Este senhor atingiu, não se percebe muito bem porquê, um patamar de impunidade que a humanidade concede, tipo Berlusconi. Há umas pessoas que podem dizer tudo, que podem fazer as coisas mais absurdas e as pessoas habituam-se a isso e não levam a mal. Só tenho pena que não enxovalhe, da mesma forma que enxovalhe o património católico, por exemplo os muçulmanos, porque esses não perdoam e vergam-lhes pela pele. Aí é mais difícil insistir muito numa gracinha reiterada contra a religião muçulmana. Calculo que depois não lhe corra bem o futuro depois», referiu.

Sousa Lara continua a achar esta insistência algo de «mau gosto» e lembra que há «tanta coisa para uma pessoa tratar como tema de romance». Só espera que Saramago se arrependa: «Até morrer todos temos de nos arrepender porque somos todos pecadores e esperar pelo desígnio divino. Como ele não acredita em nada palpita-me que lhe vai correr mal no futuro, mas isso é um problema dele não é meu.»
Continue a ler esta notícia

Relacionados