Portugueses já não procuram sentido da vida - TVI

Portugueses já não procuram sentido da vida

  • Portugal Diário
  • 2 fev 2007, 18:24

D. Policarpo afirma que se dá pouco valor a «existência humana»

Relacionados
O Cardeal Patriarca de Lisboa acusou, esta sexta-feira, muitos portugueses de já não procurarem o sentido da vida e de quererem apenas resolver problemas concretos, discursando na Sessão Comemorativa do 40º aniversário da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. A notícia foi avançada pela agência Lusa.

Na cerimónia comemorativa do aniversário daquela universidade, realizada em Braga, D. José Policarpo considerou que se vivem tempos «conturbados» em termos de mutação cultural, nomeadamente no que respeita ao sentido que é dado à «existência humana».

«O debate que, no momento presente, mobiliza a sociedade portuguesa revela-nos uma deriva cultural preocupante. Muitos dos intervenientes já não se confrontam com essas questões primordiais acerca da vida, da responsabilidade da liberdade, da dimensão ética da cultura», afirmou o cardeal.

Na opinião de D. José Policarpo, actualmente a «exigência ética é transposta apenas para a liberdade individual», esquecendo-se que é também «uma componente fundamental da cultura que inspira as leis e rege os comportamentos da comunidade».

O Cardeal considera mesmo que «muitos portugueses já não procuram o sentido da vida, querem apenas resolver problemas concretos».

Nesse sentido, destacou a função cultural da Universidade Católica Portuguesa, que tudo deve fazer «para ensinar a pensar», pois «disso dependerá a dignidade da vida e a grandeza da liberdade».
Continue a ler esta notícia

Relacionados