Mau tempo lança caos em Lisboa - TVI

Mau tempo lança caos em Lisboa

  • Portugal Diário
  • 18 fev 2008, 07:46
Mau tempo

Várias estradas cortadas, inundações e dezenas de telefonemas com pedidos de ajuda. Há carros bloqueados e condutores a pedir por resgate. Saiba quais os locais intransitáveis. Bombeiros sem mãos a medir Lojas e habitações afectadas

Relacionados
[Última Actualização às 9:20]

A chuva intensa que se fez sentir durante a noite de domingo, e esta segunda-feira de manhã, lançou o caos em Lisboa: várias estradas bloqueadas, centenas de pedidos de socorro, inundações, deslizamento de terras e derrocadas. Os bombeiros sem mãos a medir.

O trânsito está cortado na estrada Marginal (no sentido Lisboa-Cascais), na zona de Caxias, bem como no nó de acesso a Frielas, na A8 (Torres Vedras-Lisboa) devido às inundações provocadas pelas chuvas, disse à Lusa fonte da GNR.

Mau tempo: bombeiros sem capacidade de resposta

Nenhum comboio chega e parte de Lisboa

Algés: mau tempo causou inundações

A fila na A1, à entrada de Lisboa, na 2ª Circular, tem já 10 quilómetros e chega às portagens de Alverca. Um enorme lençol de água, na zona conhecida como recta dos Ralis, bloqueia a estrada, provocando esta fila que se estende até à auto-estrada. O trânsito está a ser desviado para a a artéria Alfredo Boa Saúde.

Não se circula também nos túneis do Campo Grande e do Campo Pequeno devido às inundações provocadas pelas chuvas, tornando a segunda-feira de manhã caótica para quem tenta chegar ao trabalho.

Inundações e lama nos túneis do Campo Grande e Pequeno

«O túnel no sentido Saldanha/Campo Grande e Campo Grande/Saldanha bem como o do Campo Pequeno estão cortados devido a inundações e lamas», adiantou fonte da PSP, salientando que no local estão também algumas viaturas avariadas.

De acordo com a Divisão de Trânsito da PSP, houve também uma derrocada de pedras no sentido Praça de Espanha/Alcântara, não havendo vítimas a registar.

«Estão lá duas viaturas imobilizadas. O trânsito não está cortado», adiantou, alertando ainda os condutores para terem cuidado com lençóis de água no acesso do Eixo Norte/Sul à 2ª Circular.

Também na zona baixa de Alcântara circula-se com menor intensidade devido aos lençóis de água.

A PSP, que tem recebido muitos pedidos de ajuda, adiantou ainda que não há registo de acidentes graves, apenas «pequenos toques» originados pelo mau tempo.

Condutores resgatados

No sentido Benfica-Aeroporto, na 2ª circular, os automobilistas são obrigados a usarem apenas um faixa, na zona do Centro Comercial Colombo, já que a água ali acumulada chega a ter um metro de altura. No meio deste pequeno lago, um carro totalmente imobilizado, ainda com o condutor lá dentro, espera por auxílio.

Cinco pessoas já foram resgatas dos seus carros no concelho de Oeiras. Na grande Lisboa verificaram-se já 178 inundações, sete deslizamentos de terras e três árvores caídas.

A praça da República, em Sacavém, apresenta dois metros de altura de água e as fortes chuvas que caíram sobre a região da capital provocaram quase duas centenas de pedidos de socorro, esgotando a capacidade de resposta dos Sapadores de Lisboa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados