Veja «A Última Ceia» ao pormenor - TVI

Veja «A Última Ceia» ao pormenor

  • Portugal Diário
  • 29 out 2007, 22:31

Imagem em alta definição da pintura de Da Vinci disponível on-line

Relacionados
Já é possível observar todos os pormenores do génio de Leonardo Da Vinci on-line, com a divulgação em alta definição do quadro «A Última Ceia». Numa iniciativa inédita, os responsáveis do Convento de Santa Maria da Graça, em Milão, onde está exposto o original, decidiram disponibilizar na Internet uma imagem com 16 mil milhões de pixels, isto é, 1600 vezes mais pormenorizada que uma fotografia tirada por uma máquina de dez milhões de pixels, informa a agência AFP.

Este grau de resolução permitirá aos peritos analisar pormenores do quadro do século XV, incluindo os traços dos desenhos originais que Leonardo Da Vinci fez por trás da pintura final.

«A alta definição vai permitir ver detalhes como se estivesse a centímetros do quadro, ao contrário das fotografias normais, que ficam com grão à medida que se faz zoom», explicou o curador do Convento, Alberto Artioli, acrescentando: «As pessoas vão reparar como Leonardo fez as taças transparentes e notar até o estado de degradação da tela»

O trabalho, que pode ser visto em www.haltadefinizione.com, foi realizado a partir de 1677 fotografias e só teve início depois de receber a autorização do Laboratório Fotométrico do Instituto Central do Restauro italiano, que testou e validou as condições de iluminação da sessão fotográfica. A grande preocupação das autoridades era que a luz dos projectores danificasse de novo a obra, cujo restauro iniciado em 1999 terminou no início deste ano.

Recorde-se que ¿A Última Ceia¿ é uma das obras de Da Vinci que menos visitantes recebe por ano. Por forma a preservar as características da pintura, apenas 25 pessoas, de cada vez, podem entrar na sala e o tempo de observação está limitado a 15 minutos. No total, 320 mil ¿privilegiados¿ podem ver a obra de Da Vinci em cada ano e os responsáveis do Convento afirmam que a procura é quatro vezes superior. Desta forma, reconhecem as autoridades italianas, «a internet ajuda a democratizar o acesso às grandes obras de arte».
Continue a ler esta notícia

Relacionados