O SNS devia «olhar mais» para a saúde mental - TVI

O SNS devia «olhar mais» para a saúde mental

(arquivo)

«Quando as pessoas não têm trabalho têm um problema de saúde mental no imediato», defende um especialista

Relacionados
O sistema de saúde deveria «olhar mais» para a saúde mental de forma a evitar que, depois, não seja capaz de dar resposta a todos os casos.

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde, defende que se os recursos financeiros são atualmente escassos seria bom pensar «qual o melhor sítio» onde deverão ser colocados.

Sendo uma área da medicina onde o número de pessoas com problemas tem tendência a crescer face à atual situação económica e social do país, «mais vale antecipar agora em vez de depois se dizer que não se consegue responder a todos».

«Quando as pessoas não têm trabalho têm um problema de saúde mental no imediato, porque se sentem mal, podem ter uma depressão ou entrar em ansiedade, mas a questão não termina aqui, porque conforme se vão mantendo afastadas do mercado de trabalho também se vão sentir mais desligadas da ideia de trabalhar e com dúvidas se serão ainda capazes de o fazer», explicou.

Na conferência a que a Lusa assistiu, realizada no âmbito dos 50 anos do serviço de psiquiatria do S. João, o especialista considerou ainda que seria importante «saber se a depressão inibe a criatividade».

«Quando as pessoas estão com problemas de saúde mental a capacidade de serem criativas é obviamente menor».
Continue a ler esta notícia

Relacionados