ASAE apreendeu 180 quilos de peixe - TVI

ASAE apreendeu 180 quilos de peixe

Pesca (arquivo)

Algum peixe era espanhol e chegou ilegalmente, o outro estava estragado

Relacionados
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), auxiliada por um cordão policial, apreendeu esta manhã no mercado de Quarteira, Algarve, 150 quilos de peixe espanhol ilegal e lançou para um camião de lixo 30 quilos de peixe estragado.

A operação decorre no quarto dia de greve dos armadores e pescadores e que está a afectar o sector do peixe fresco tanto em Portugal, como noutros países da União Europeia.

Os pescadores e armadores soldaram esta madrugada os cadeados dos portões do mercado de Quarteira, um acto ilícito que foi desfeito a meio da manhã com a ajuda de militares da GNR que estiveram a proteger o mercado de Quarteira.

Pescadores chamam a ASAE

Ministro disponibiliza linha de crédito de 40 milhões

Cinco elementos da ASAE, coordenados pelo director regional no Algarve, desenvolveram ao longo de toda a manhã uma operação de fiscalização a 1.200 quilos de peixe do mercado de Quarteira que se encontrava nas câmaras frigoríficas e carrinhas de peixeiros e detectou além dos 30 quilos de peixe podre, 150 quilos de peixe oriundo de Espanha.

«O peixe apreendido vai ser doado a uma instituição de solidariedade», garantiu à Lusa fonte do Ministério da Economia, acrescentando que apesar do pescado não apesar estragado, os proprietários dos 150 quilos de peixe não estavam inscritos como operadores e não podiam vender peixe espanhol em Portugal.

Os vendedores de peixe foram obrigados a mostrar documentos de identificação e facturas de peixe à ASAE.

O peixe estragado que a ASAE fiscalizou ¿ algumas unidades de safio ¿ foram directamente deitados para dentro de um camião do lixo que passou junto ao mercado e levou a caixa de peixe podre.

Durante a operação, a ASAE obrigou também a que mais de 40 caixas repletas de peixe conservado em gelo fossem trasladadas de câmaras frigoríficas em más condições de higiene e segurança para a câmara frigorífica da Junta de Freguesia de Quarteira - localizada ao lado do mercado.

Durante toda a operação da ASAE, que foi auxiliada por cerca de 50 militares da GNR e corpo de intervenção, algumas dezenas de pescadores com bandeiras negras estiveram no local para mostrar indignação pelas condições de trabalho e pelos aumentos de combustíveis.

Linha de crédito de 40 milhões

O ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva, afirmou esta segunda-feira que a linha de crédito de 40 milhões de euros destinada ao sector da pesca poderá ficar disponível «a partir do momento em que haja paz social».

O ministro especificou que não está marcada qualquer reunião dos responsáveis pelas pescas portugueses, espanhóis, franceses ou italianos nos próximos dias, mas Jaime Silva irá encontrar-se com a sua homóloga espanhola em Roma, na terça-feira, no âmbito de uma reunião da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).

Um encontro entre os ministros das Pescas que enfrentam greves do sector só irá realizar-se a 11 ou 19 de Junho para preparar uma posição conjunta a apresentar à Comissão Europeia numa reunião marcada para dia 23 de Junho.

A greve dos armadores e pescadores no Algarve continua desde sexta-feira com uma adesão de 100 por cento, segundo dados da Organização de Pescas do Algarve.

As organizações de pescadores e armadores reúnem-se esta segunda-feira em Peniche para fazer um balanço da greve e definir acções futuras.
Continue a ler esta notícia

Relacionados