Alerta amarelo em Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal - TVI

Alerta amarelo em Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal

Mau tempo na Madeira

Há previsão de precipitação intensa, vento forte e agitação marítima

Relacionados
Os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal continuam em alerta amarelo, o menos grave de três, até às 12h00 desta sexta-feira, devido a precipitação intensa, vento forte e agitação marítima, segundo a Protecção Civil, escreve a Lusa.

O alerta para aqueles distritos foi decretado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na quinta-feira, devido à entrada em Portugal Continental de «uma linha de forte instabilidade com células convectivas», que provocou «precipitação intensa associada a ventos fortes» e originou cortes de estradas na região oeste.

Hoje de manhã, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, o tempo estava a melhorar na região oeste, que engloba as zonas de Alenquer, Azambuja, Torres Vedras, Lourinhã e Sobral, prevendo aquele organismo que todas as situações estejam resolvidas nas próximas horas. Para já, e de acordo com a mesma fonte, estão cortadas algumas estradas municipais em Alenquer, Lourinhã e Azenha a Velha devido à ocorrência de lençóis de água.

O Instituto de Meteorologia (IM), por outro lado, colocou sob aviso laranja ¿ o segundo mais grave de uma escala de três avisos ¿ a zona costeira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria devido à previsão de ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 metros, aumentando para 5 a 5,5 metros.

O resto da costa ocidental e a costa sul estão sob aviso amarelo também devido a agitação marítima.

O IM tem ainda em aviso amarelo vários distritos do norte e centro devido ao vento, que poderá soprar com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas.

As ilhas dos grupos central e oriental dos Açores também estão sob aviso amarelo, mas devido à chuva.

O IM prevê aguaceiros, por vezes fortes no Minho e Douro Litoral e condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Quanto ao vento, será moderado (15 a 30 km/h) de sudoeste, soprando temporariamente forte (35 a 45 km/h) e com rajadas da ordem dos 70 km/h no litoral. Nas terras altas, vento forte (40 a 55 km/h) de sudoeste e com rajadas da ordem dos 90 km/h.

Na região sul, a previsão é de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade, aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência, e vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, soprando temporariamente moderado a forte (30 a 50 km/h) no litoral oeste e nas terras altas.

Para os Açores, o IM prevê chuva, que poderá ser forte nos grupos central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira) e oriental (Santa Maria e São Miguel), bem como ondas oeste de sete metros, passando a noroeste e diminuindo para 5 metros.

Quanto a temperaturas máximas, o IM antecipa 14 graus Celsius no Porto, 16º em Ponta Delgada, 18º em Lisboa e em Faro e 19º no Funchal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados