«Universidade da Madeira tem programa ambicioso» - TVI

«Universidade da Madeira tem programa ambicioso»

Mariano Gago

Ministro assinou contrato de confiança

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, classificou de «ambicioso» o programa de desenvolvimento da Universidade da Madeira (UMa).

Mariano Gago assinou esta segunda-feira o contrato de confiança entre o seu Ministério e a UMa e participou na sessão solene do dia da Universidade, que contou com a presença dos presidentes da Assembleia Legislativa, Miguel Mendonça, e do Governo Regional, Alberto João Jardim, do representante da República, Monteiro Diniz, do bispo do Funchal, António Carrilho, do reitor da UMa, Castanheira da Costa, e de outras entidades civis e militares.

«A Universidade da Madeira tem um programa de desenvolvimento muito ambicioso, que simultaneamente reforça a sua inserção na economia regional, através da criação de cursos de especialização tecnológica, cursos curtos orientados para o mercado de trabalho», disse o ministro, citado pela Lusa.

Mariano Gago referiu ainda que, «em simultâneo, reforça a sua capacidade de investigação, a sua capacidade de atracção de estudantes estrangeiros e de professores estrangeiros», apostando «em áreas que são centrais para a economia regional», como a economia digital, «extremamente importante para a indústria do turismo e do entretenimento».

O governante realçou ainda o exemplo da cátedra anunciada esta segunda-feira no âmbito da nanotecnologia, que «demonstra uma visão de futuro da Universidade».



«É extremamente importante que a Universidade da Madeira tenha decidido criar uma cátedra na área da nanotecnologia, pelo impacto que hoje as nanotecnologias têm em muitas áreas da actividade económica», disse.
Continue a ler esta notícia