Matemático português premiado - TVI

Matemático português premiado

  • Portugal Diário
  • 12 mar 2008, 18:32

Nuno Crato foi distinguido nos «Prémios Europeus da Ciência»

Relacionados
O presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Nuno Crato, foi esta quarta-feira distinguido como finalista dos «Prémios Europeus da Ciência» na categoria «Comunicação Científica», escreve a Lusa.

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) realça, num comunicado de imprensa, que esta é «a primeira vez que um cientista português recebe o galardão».

Os três vencedores seleccionados na categoria «Comunicação Científica» (Jean-Pierre Luminet, Delphine Grinberg e Peter Leonard) receberam 60.000 euros, enquanto aos dois finalistas (Nuno Crato e o trabalho «Intérieur corps») foram atribuídos 5.000 euros.

As «contas furadas» de uma licenciada em Matemática

Matemática: programa é «razoável»

O prémio «Comunicação Científica» foi lançado em 2004 para ajudar a estimular o interesse na investigação, promover a compreensão da ciência e o seu envolvimento na sociedade, aumentar a cultura científica e encorajar os jovens europeus a enveredar pela carreira nesta área.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática, o prémio distingue o trabalho de Crato enquanto divulgador de ciência e menciona os seus esforços à frente da SPM para divulgar esta disciplina.

«Estes prémios representam o que há de melhor na Europa. Recompensam qualidades que são importantes para todos os cientistas, investigadores, inventores e divulgadores científicos - a excelência, a abertura e a criatividade», disse o comissário europeu para a Ciência e Investigação, Janez Potocnik, na cerimónia de entrega dos prémios, em Bruxelas.

Riqueza e felicidade

A investigadora italiana Luisa Corrado foi recompensada pelo seu trabalho sobre as relações entre riqueza e felicidade, tendo-lhe sido atribuído um dos cinco galardões na categoria «Prémios Marie Curie de Excelência», destinados a reconhecer a qualidade do trabalho de participantes no programa comunitário de intercâmbio de investigadores.

Os vencedores foram seleccionados por três júris distintos, um para cada categoria, compostos por figuras de destaque das ciências europeias e internacionais.

O montante total dos prémios é de cerca de dois milhões de euros.

Outros projectos distinguidos na mesma ocasião incluíram: EPICA, que contribuiu para aumentar o conhecimento sobre o clima da Terra nos últimos 800.000 anos; VIRLIS, que fez avançar os conhecimentos necessários para o combate à listeriose; e SynNanoMotors, projecto de desenvolvimento de motores à escala molecular, uma tecnologia que poderá ter múltiplas aplicações no futuro.

Todos estes projectos receberam o prémio na categoria «Descartes», que distingue trabalhos de investigação em colaboração transnacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados