Professores vão escolher o modelo da sua avaliação - TVI

Professores vão escolher o modelo da sua avaliação

Dos vários modelos pelos quais passaram, docentes podem escolher a nota que lhes for mais favorável para efeitos de concurso

Relacionados
Os professores vão poder escolher, entre os vários modelos de avaliação pelos quais passaram, qual deles será usado para efeitos de concurso de colocação, avançou esta terça-feira o ministro da Educação, Nuno Crato, no Parlamento.

Dizendo que «o objectivo é que ninguém saia prejudicado», Nuno Crato explicou que no final do primeiro ciclo de avaliação com o novo modelo, os docentes poderão optar pela classificação que mais lhes convier, entre as notas obtidas nos ciclos já realizados.

«Se deitássemos fora os resultados desta avaliação, prejudicaríamos os professores que nela se empenharam. Se só tivéssemos em conta estes resultados, prejudicaríamos os professores que desde início acreditaram que seria suspenso».

«Eu não queria dizer que é uma solução salomónica. Estava à procura de um nome de um rei antigo para classificar esta solução, mas no fundo, o que quer dizer é que cada um pode escolher o modelo que lhe for mais favorável», explicou aos deputados da comissão parlamentar.

«Não queremos que o ano lectivo, ou grande parte, seja passado a discutir a avaliação de professores», garantiu o ministro, explicando que por isso acertou com os sindicatos a data de 9 de Setembro para o final da negociação.

Nuno Crato disse ainda que a avaliação externa, que implica aulas assistidas, tem «algumas limitações», só se fazendo em alguns escalões, para quem a requeira. O ministro realçou que «as aulas assistidas têm custos» e que no modelo que o Governo irá apresentar a 12 de Agosto «tudo será conhecido».
Continue a ler esta notícia

Relacionados