Carolina: «Ficaram muitas coisas por dizer» - TVI

Carolina: «Ficaram muitas coisas por dizer»

  • Portugal Diário
  • Luís Moreira (da agência Lusa)
  • 10 dez 2007, 10:59
Carolina Salgado (João Abreu Miranda/Lusa)

Ex-companheira de Pinto da Posta está a ponderar escrever novo livro

Relacionados
«Ainda ficaram muitas coisas por dizer e desvendar». A frase é de Carolina Salgado, ex-companheira do presidente do FC do Porto, em entrevista à Lusa, a propósito da possível publicação de outro livro sobre Pinto da Costa.

Apesar de não confirmar que está a escrever um novo texto, Carolina Salgado afirma: «Ainda não me sinto realizada na minha missão, pois ficaram muitas coisas por dizer e desvendar. Coisas que o país merece saber».

«O meu livro foi escrito com base em acontecimentos felizes e apaixonados. Agora entrei num novo capítulo, a história muda de figura, a base não recai sobre um romance, mas sobre uma vida agitada, uma vida inesperada depois do "Eu, Carolina"», acentua.

Acrescenta que, desde então, tem tido «uma vida marcada por processos, por falsos amigos, num autêntico "big brother", em constante controlo e observação, em constante receio. A saga continua, ainda mais reveladora e com mais suspense!».

«Aliviada»

Escusando-se a revelar o conteúdo das 21 horas de declarações à magistrada Maria José Morgado, Carolina diz que se sentiu «aliviada», apesar de «ter a consciência dos riscos» ao abordar assuntos tão delicados.

A procuradora-geral adjunta Maria José Morgado lidera a Equipa de Coordenação do Processo «Apito Dourado», relativo a alegada corrupção no futebol português.

«Não estou minimamente arrependida», garante, apesar dos «momentos difíceis e contrariedades» que enfrentou e que - assinala - «atingiram, também, a família».

Manifesta-se «orgulhosa do sucesso» do seu livro, acentuando que o seu impacto lhe dá «forças para continuar a batalhar».

Questionada sobre declarações de Pinto da Costa dizendo estar «de peito aberto e consciência tranquila» e ser «perseguido pessoalmente» pela Justiça, Carolina sublinha que «não faz parte de qualquer perseguição».

«Erradicar os "podres"»

«Quando muito, admito que gostaria de colaborar com a Justiça para erradicar os "podres" que todos conhecem e, simultaneamente, assistir às reformas que urge implantar no futebol português», concede.

Diz que a declaração vem de «alguém com dotes oratórios apreciados em determinados círculos de decisão», mas lembra que «os factos, quando provados, podem acarretar consequências».

Sobre um dossier anónimo, alegadamente produzido por agentes da Polícia Judiciária (PJ) com casos que envolveriam o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, Carolina classifica a tese do envolvimento da Procuradoria-Geral da República e da PJ como «ridícula e injustificada».

Carolina assegura que não leu o livro das jornalistas Felícia Cabrita e Ana Sofia Fonseca, sobre Jorge Nuno Pinto da Costa, intitulado «Luzes e Sombras de um Dragão»: «Já me passou a fase de ler histórias da carochinha», ironiza.

Acerca de um alegado pedido de 500 mil euros a Pinto da Costa para não escrever «Eu, Carolina» - versão relatada pelas jornalistas -, Carolina limitou-se a responder com uma breve gargalhada. «Escreveram o que as incumbiram de escrever», disse.

«Completamente inocente»

Carolina Salgado manifesta-se «completamente inocente» no caso da tentativa de incêndio ao escritório de Pinto da Costa: «Apenas me acusam para prejudicar e denegrir a minha imagem perante a opinião pública», lamenta.

No mesmo sentido, nega uma tentativa de agressão ao médico Fernando Póvoas, avisando que «a mentira tem perna curta».

Sobre recentes declarações de Ana Maria Salgado, sua irmã-gémea, apontando alegadas cumplicidades com a equipa de investigação do «Apito Dourado», Carolina não compreende como «tal foi possível», frisando que guarda «uma mágoa muito profunda e irreparável».

Sustenta que o «Apito Dourado» «ainda tem um longo caminho pela frente» e, quanto aos processos em que é parte, salienta: «Como já dizia o velho ditado, "quem não deve não teme"».
Continue a ler esta notícia

Relacionados