«Cabazes de Natal» a cada 20 minutos - TVI

«Cabazes de Natal» a cada 20 minutos

  • Portugal Diário
  • 18 nov 2007, 12:44

Iniciativa do Banco de Bens Doados assinala época natalícia

Relacionados
A cada 20 minutos, a partir de segunda-feira e durante as próximas quatro semanas, sairão do Banco de Bens Doados (BBD) cabazes de Natal com destino a instituições de apoio a pessoas carenciadas, numa iniciativa que pretende marcar a quadra natalícia com o espírito da solidariedade, refere a Lusa.

«A partir de segunda-feira, vamos receber de 20 em 20 minutos duas instituições de solidariedade em simultâneo para receberem cabazes que vamos dar, quase como um presente de Natal e que terá em conta as necessidades das respectivas instituições», disse Mariana Saraiva.

Com o BBD a cumprir hoje um mês de actividade, Mariana Saraiva fez um primeiro balanço da actividade da instituição, que classificou de «extraordinário».

«Tem sido extraordinária a receptividade das empresas e, de facto, a inauguração oficial no dia 17 de Outubro foi uma forma de divulgar o nosso trabalho e muitos foram os contactos que tivemos», disse a coordenadora do BBD, salientando que «é extraordinário ver o modo como as empresas querem ajudar».

Mariana Saraiva esclareceu que os bens doados são «totalmente novos», nomeadamente, material informático, vestuário, brinquedos, entre outros, provenientes de várias empresas do país.

Para dar resposta às necessidades das mais de 400 instituições de solidariedade que o BBD apoia, a coordenadora referiu que foi criado «um self-service, em que muitas delas vêm aqui, e tendo em conta as necessidades expecíficas que têm - tais como crianças a dormir num espaço de 20 metros quadrados -, escolhem o que necessitam para terem um dia-a-dia melhor».

«Por uma questão prática, a maioria das instituições que temos são as que o Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa assiste», disse.

«Como já distribuíamos estes bens desde Março de 2006 de uma forma mais esporádica, e estávamos num espaço emprestado do BA até há um mês atrás, muitas instituições, por lá irem buscar os produtos alimentares viam-nos e, daí, tiveram conhecimento do nosso projecto, ainda que não oficialmente inaugurado», explicou a responsável.

Para já, o BBD - que conta com o apoio de 30 voluntários, tendo apenas quatro assalariados fixos - apoia cerca de 400 instituições na área da Grande Lisboa, «mas recebemos inscrições recentes de muitas outras a nível nacional, perto de 1.200», acrescentou Mariana Saraiva.

Instalado num armazém da Quinta do Cabrinha, em Lisboa, o BBD surge na sequência do trabalho desenvolvido desde 2004 pela Entreajuda, uma Instituição Privada de Solidariedade Social.
Continue a ler esta notícia

Relacionados