Menos crime violento em 2007 - TVI

Menos crime violento em 2007

  • Portugal Diário
  • 5 mar 2008, 08:07
Crime em Coimbra (Paulo Novais/Lusa)

Relatório de Segurança Interna revela que homicídios diminuiram 30 por cento. Casos recentes não são «espelho» da realidade. Apenas se registou aumento nos casos de violência doméstica e crimes rodoviários. Todos os outros «decresceram» «PJ não está menos eficaz»

Relacionados
A criminalidade violenta desceu 10 por cento em 2007, comparando com 2006. Estes dados, avançados pelo jornal Diário de Notícias (DN), fazem parte do relatório de Segurança Interna, que será apresentado ao Parlamento no próximo mês.

Dentro dos crimes violentos o dos homicídios foi dos que registou uma das maiores reduções, cerca de 30 por cento. Em 2006 foram contabilizados 194 casos e em 2007 apenas 135. Aliás, este é ano com menos homicídios desde 2000. No entanto, outros delitos como roubos na via pública, por esticão, a bancos e estação dos CTT também diminuíram em comparação a 2006.

No mesmo relatório, também se pode ler que os crimes praticados por menores de 16 anos diminuíram em cerca de dez por cento e a criminalidade grupal também desceu. A nível geral os valores são praticamente inalteráveis, escreve ainda o Diário de Notícias.

Uma morte estranha no Colombo

Portugueses: 70 por cento sente-se inseguro

Rui Pereira, ministro da Administração Interna, anuncia esta quarta-feira a estratégia de segurança para 2008, da qual fazem parte «medidas com vista à prevenção e combate à criminalidade». Esta apresentação terá sido antecipada, segundo o DN, devido aos incidentes dos últimos dias: «O objectivo é atenuar o sentimento de insegurança que possa estar a surgir na sociedade».

O responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança (GCS), Leonel de Carvalho, afirmou ao DN que «não há um aumento da criminalidade. Esta tem picos ao longo do ano. O mês de Janeiro foi calmo, até relativamente ao mês de Dezembro, os últimos dias de Fevereiro e os primeiros de Março é que estão a ser atípicos, embora os crimes cometidos neste período sejam diferentes uns dos outros e sem qualquer ligação entre si».

Dados não revelam aumento de crimes

O Gabinete Coordenador de Segurança esteve reunido, terça-feira, com todas as forças de segurança para ultimar o relatório de segurança interna de 2007. De acordo com o DN neste encontro foram abordados, debatidos e avaliados, entre outros temas, os últimos incidentes nas áreas da Grande Lisboa e Porto.

Leonel de Carvalho fez questão de sublinhar que «os dados não revelam um aumento da crime no nosso País. Aliás, no que toca aos homicídios 2007 é dos anos com menos casos». Mas este responsável chamou a atenção para outros pormenores do relatório de segurança: o aumento dos casos de violência doméstica e dos crimes rodoviários. No entanto, apesar «destes continuarem a registar aumentos, isso não significa que haja mais pessoas a cometer este tipo de crime. O que existe é mais pessoas a participar a sua ocorrência», clarificou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados